Avanço: Guarda Municipal do Pilar recebe 50 pistolas glock

A Guarda Municipal do Pilar ganhou um importante reforço nesta terça-feira (23). É que as 50 pistolas da fabricante Glock adquiridas pela Prefeitura foram entregues à instituição que, no Pilar, vem desenvolvendo um importante trabalho não apenas de proteção ao patrimônio público, mas também aos moradores, auxiliando as forças de Segurança Pública no combate à criminalidade.

As armas semiautomáticas, calibre .40, já começaram a ser distribuídas entre os servidores, todos capacitados, em outubro do ano passado, durante o 1º curso da Academia de Polícia Civil destinado exclusivamente a guardas municipais em Alagoas, com direito, inclusive, a aulas de defesa pessoal e direitos humanos.

Com a formação, os guardas municipais do Pilar ganharam o direito ao porte funcional de arma de fogo, mediante termo de cooperação firmado com a Polícia Federal.

Comandante da Guarda, o coronel PM Robson Cavalcante conta que a população pilarense só tem a ganhar com o novo investimento. “Nossos guardas da Ronda Municipal já utilizavam pistolas da fabricante Taurus. Agora, com a chegada dessas novas armas, daremos uma contribuição ainda maior à sociedade”, avaliou o comandante, acrescentando que, atualmente, 54 guardas podem portar as pistolas.

E além do investimento em armamento, a instituição também já recebeu novas viaturas, capacetes e coletes balísticos. Outra novidade é a doutrina de policiamento comunitária. Com ela, a Guarda complementa a transformação social promovida pela Prefeitura, atuando como um braço amigo das polícias Civil e Militar.

O prefeito do Pilar, por sua vez, também acompanhou a entrega das armas, que, para ele, também refletem a valorização do guarda municipal.

“Essas pistolas vieram da Áustria e chegam para fortalecer o trabalho que iniciamos em 2017. Agora, a nossa Guarda está ainda mais equipada, tornando-se a primeira de Alagoas a dispor de um material desse nível”, disse Renato Filho.

Texto: Prefeitura do Pilar