GCM de Palmeira dos Índios passa a contar com Central de Videomonitoramento

A Guarda Municipal de Palmeira dos Índios agora tem uma forte aliada no combate à criminalidade: a Central de Videomonitoramento. O sistema está em fase de conclusão de testes e deve ser implantado até o final de janeiro. Ao todo, 150 câmeras captam imagens da parte urbana da cidade e também do Povoado Canafístula.

O Sindguarda Alagoas, representado pelo presidente Carlos Pisca e o diretor Nilton Silva, foi conferir de perto, nesta quarta-feira (25), as instalações da Central, localizada no prédio da GCM.

O presidente Carlos Pisca elogiou a iniciativa. “O que vemos aqui em Palmeira é um exemplo para as guardas de várias cidades. Nos últimos dois anos lutamos por melhores condições salariais e obtivemos êxito com a conquista do reajuste. Agora, a prefeitura investe também na melhoria das condições de trabalho. É uma evolução significativa”.

A Central monitora câmeras espalhadas pela cidade: em todas as entradas e saídas, semáforos, bancos, lojas, atacados, praças, nas proximidades de escolas, no Cristo do Goiti e no comércio. As câmeras são todas de alta definição – algumas possuem uma tecnologia para detectar as placas dos veículos.

A Guarda Municipal ficará responsável pelo monitoramento das imagens, 24 horas por dia. Para o trabalho, os 44 profissionais estão sendo capacitados. A empresa vencedora da licitação do projeto, a RA Soluções, e o coronel F Lima então ministrando as aulas. O curso possui 40 horas/aulas e os guardas aprendem sobre as áreas de perícia, investigação, inteligência, operação dos equipamentos, assim como sobre buscas de imagens e de flagrantes.

O comandante da Guarda, GM Dantas, explicou que a Central vai facilitar muito o trabalho da instituição. “Vamos dar mais celeridade no combate ao cometimento de delitos e na prevenção de sinistros (roubos e furtos), na depredação do patrimônio público, em possíveis socorros. Vamos também auxiliar a SMTT no trânsito e auxiliar a polícia no esclarecimento de crimes”. Ele contou que, ainda na fase de testes, as câmeras contribuíram na resolução de um crime de homicídio. Em 24 horas, o homicida se apresentou à Polícia Civil.

Para coibir a violência, haverá um trabalho integrado nas ruas com equipes da GCM, SMTT, PM e PC.  A parte operacional também é da Guarda.

Tecnologia em favor da segurança

O coordenador da RA Soluções, Carlos Almeida, disse que a empresa está implantando mais câmeras de definição de pessoas para evitar roubos e furtos nas proximidades de bancos e casas lotéricas. Segundo ele, todos bancos e casas lotéricas de Palmeira dos Índios estão sendo monitorados por câmeras de alta definição.

“O prefeito Júlio Cézar se preocupou muito com a segurança da cidade. Por onde você entrar, estaremos monitorando. As imagens são gravadas em nuvem, e temos o prazo de 15 dias para deixá-las armazenadas, conforme edital”, explicou.

O projeto de instalação de estrutura começou em 23 de outubro de 2022. Ao todo, a cidade tem 35 km de fibra, que interliga todas as câmeras. Tudo é transmitido em tempo real na Central de Videomonitoramento.

Avanços na GCM de Palmeira

Além da Central de Videomonitoramento, a GCM de Palmeira tem outras conquistas para comemorar. A instituição adquiriu 30 escudos-táticos e 7 kits com capacetes e itens de proteção (para abdômen, cotovelo, perna, coxa). “Ao todo, são 30 BPs de 90. Faremos um treinamento para usar o material no dia a dia. Ele será usado em jogos, confrontos, invasões e no auxílio ao SAMU”, comentou o comandante.

A GCM de Palmeira também têm outros avanços. Recentemente, a instituição recebeu coletes balísticos, escudos, capacetes, detector de metais e viaturas novas (atualmente, são três).

A Guarda também tem a Patrulha Maria da Penha, implantado há 1 ano e 4 meses. Todos os dias são realizadas visitas de medidas protetivas, acompanhamento de novas medidas e quebra de medidas.