Guarda Municipal de Maceió completa 32 anos e Sindguarda avalia avanços e melhorias

Nesta quarta-feira (29), foi celebrado na sede da Guarda Municipal de Maceió, os 32 anos de existência da instituição. O presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), Carlos Pisca, participou da solenidade e destacou as conquistas obtidas e quais os avanços são necessários.

Ele explica que são 32 anos de existência e 25 anos do primeiro concurso, realizado em 1996, a GMM teve 25 anos para evoluir, porém ainda precisa de melhorias, como por exemplo a realização de um concurso público para ampliar o efetivo.

“Evoluímos com conquistas em aspectos estratégicos, onde podemos citar o SIAV, os salários, o fardamento, o risco de vida de 100%, cartão de passagem, um estatuto próprio, a mudança da tabela de 30 horas para a tabela de 40 horas. Conseguimos a recomposição salarial e que fossem pagos os padrões, ou seja, as progressões por mérito”, explicou o presidente.

Carlos Pisca lamentou a perda de tantos colegas de farda nos últimos dois anos em decorrência da COVID-19 e ressaltou que apesar da ausência sentida pelos colegas falecidos, o Sindguarda segue firme na luta para honrar a memória deles.

“Apesar das tristezas, é necessário parabenizar quem está desempenhando um bom trabalho que são os guardas municipais e o responsável pela Semscs, Thiago Prado, que está tentando tirar a GMM do retrocesso. A Secretaria está em processo de compra de 150 pistolas, estão vindo novas viaturas, também virá a reforma do prédio da sede. Tudo isso é conquista, é evolução. O Sindicato foi convidado para participar das negociações para a reforma da sede”, declarou o presidente.

Lutas para 2022

Apesar de todos os avanços obtidos, em 2022 o Sindguarda vai lutar por mais melhorias. Dentre elas, pode-se destacar a busca pela realização de um concurso público e a recomposição do aumento do SIAV. O SIAV foi uma conquista do Sindguarda para os guardas municipais de Maceió e desde a sua implantação não obteve ainda a revisão do percentual, que hoje está em um acumulado de 17% e o Sindguarda está buscando a atualização do valor.

Sobre a banda da GMM – Os componentes da banda tem previsto no Estatuto da Guarda Municipal 20% de gratificação, porém eles não recebem. O Sindguarda colocou essa questão em pauta para buscar os 20% e a compra do material (os instrumentos musicais) para os músicos poderem desempenhar suas atividades.

O Plano de Cargos e Carreira também é um dos pontos-chave que será abordado na agenda sindical – em janeiro o Sindguarda deve debater com a Semscs acerca da implantação.

“A GMM precisa ser mais valorizada na questão financeira, na questão profissional, tendo melhores condições para desempenhar as suas atividades, curso de capacitação para porte de arma para todo o efetivo da Guarda. Essas são algumas pautas que vamos discutir no próximo ano”, destacou Carlos Pisca.

Criação da GMM

Incorporada à Secretaria Municipal deSegurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) desde 2017, a Guarda Municipal de Maceió (GMM) comemora, nesta quarta-feira (29), 33 anos de criação, pela Lei n° 3.823, de 1988, e 32 desde a sua implantação com a Lei n° 3.961, de 1989.

No primeiro concurso, de 1996, quando todos os aprovados foram nomeados, o número era de aproximadamente 1mil guardas. Com o decorrer do tempo, foi realizado outro concurso, no ano 2000, onde foram chamados inspetores e subinspetores, assim o efetivo foi reforçado. Porém, atualmente o efetivo é composto por cerca de 630 guardas.

Comemoração

Para celebrar a data, a Semscs promoveu um café da manhã para os agentes municipais de segurança pública. A comemoração ainda contou com a entrega dos certificados de Guarda Padrão e do título de Amigo da Guarda, no prédio sede da GMM, localizado no bairro do Vergel do Lago.

O evento finalizou o ano celebrando as conquistas alcançadas em 2021 pela GMM e também homenageando os guardas que se destacaram em suas atividades durante todo o ano e história da instituição. Receberam o certificado de Guarda Padrão o inspetor José Lins, o subinspetor Flávio dos Santos, os guardas municipais Edvan Carvalho, GM Adalberon Souza, Raimundo Maia e a inspetora geral da GMM Simone Lima.

Além de desempenhar papel importante no apoio às operações da Semscs, em durante esse ano, equipes da GMM estiveram presentes em 273 ações conjuntas da Prefeitura, atuando para garantir a proteção dos servidores nas operações. Os agentes da Guarda estiveram diariamente nos pontos de vacinação contra a Covid-19, um total de 32 profissionais estiveram realizando a proteção dos maceioenses. Além disso, por dia, de 30 a 40 guardas realizam o reforço na segurança da cidade em dias que estariam de folga, com o Serviço Indenizado de Adesão Voluntária (SIAV).

Os investimentos na modernização e melhoria dos serviços da Guarda vêm sendo feito desde o início da gestão, com a entrega de 24 equipamentos de Controle de Distúrbio Civil, oito notebooks, 100 sprays de pimentas, 295 bastões retráteis e novos coletes e braçadeiras.

A capacitação dos agentes foi um diferencial, durante o ano 10 cursos foram garantidos para agentes de diferentes guarnições. Foram 260 guardas capacitados em cursos como aperfeiçoamento, enfrentamento de violência contra mulher, ronda comunitária e libras.