Guarda municipal que negociou com criminoso em assalto a drogaria de Maceió diz: “A gente é guarda 24 horas”

“São ossos do ofício, a gente é guarda municipal 24 horas”. A frase do Inspetor da Guarda Municipal Robson Correia é sobre a atuação dele na manhã desta terça-feira (19). Ele conseguiu negociar com um criminoso que fez várias pessoas reféns em uma tentativa de assalto a uma drogaria em Maceió.

Ele estava de folga e entrou na farmácia para comprar um remédio para a esposa, que ficou no carro, do lado de fora. “Assim que adentrei percebi que tinha algo estranho na loja. Pensei: ‘Tem coisa errada aqui’”.

Em pouco tempo, o criminoso apareceu, achando que o inspetor era mais um cliente. Então, viu a camisa das Forças Especiais que o guarda estava usando. Robson agiu rapidamente e conseguiu sacar a arma.

Foto: Arquivo Pessoal

“Ele apontou a arma para mim e eu apontei para ele. Rapidamente consegui me desvencilhar dele”, contou o inspetor. O criminoso então voltou para perto dos reféns.

Robson não foi embora, ficou no local e começou a negociar com o assaltante. “Não fiquei de refém, fiquei negociando com ele, porque a  prioridade era o refém. Contei pra ele que era profissional de segurança, que ele entregasse os reféns, que sairia numa boa. Consegui gerenciar a situação para  manter ele calmo até o chegar reforço. Fiquei dizendo que o pessoal não tinha culpa, que ele já tinha perdido”, explicou.

Enquanto ele negociava, uma viatura do BOPE que passava pelo local parou e então deu reforço ao inspetor, que juntos conseguiram fazer com que o assaltante se rendesse. Houve reconhecimento do Batalhão sobre o trabalho realizado pelo inspetor, que conseguiu negociar com o assaltante e não efetuar nenhum disparo para conter a situação.

“Somos tão capazes quanto eles [militares]. A gente não para. Somos capazes de efetuar prisões, temos várias prisões registrados na parte operacional em São Miguel dos Campos”, ressaltou o inspetor.

Ele, que tem 48 anos e está há 15 na Guarda Municipal, disse que ficou feliz em resolver uma situação como essa e com a sensação de dever cumprido. “As pessoas que conseguimos tirar, eles acham que somos heróis, fico contente com o reconhecimento, mas estava apenas fazendo o meu trabalho”.

O inspetor Robson tem diversos cursos de formação, inclusive o ESA (Academia de Segurança Europeia), cujo curso ele fez na Polônia e na Alemanha. Ele é ex-comandante da GM de São Miguel dos Campos e também atua como instrutor do Curso de Formação para Porte de Arma.

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de de Alagoas (Sindguarda-AL) parabeniza o inspetor pela habilidade em conduzir essa situação tão delicada. Os guardas de Alagoas estão altamente preparados, até fora de serviço, para agir em um momento difícil como esse, em que há reféns. O inspetor Ele soube conduzir sem nenhum excesso de força até a chegada de reforço.

Compartilhar

Publicar comentário