Guardas de Maceió aceitam proposta de 4% de reajuste proposto pela prefeitura

Em assembleia realizada nesta terça-feira (31), os guardas municipais de Maceió aceitaram a proposta de 4% de recomposição salarial, feita pela prefeitura. O pagamento será em duas vezes: 2% em julho e 2% em outubro; também serão pagas duas progressões em dezembro – uma par (2018/2020) é uma ímpar (2017/2019).

A reunião foi liderada pelo presidente do Sindguarda, Carlos Pisca, e contou com a presença de diretores da entidade sindical e dezenas de guardas municipais.

Carlos Pisca explica que a decisão foi tomada pelos próprios trabalhadores. “Sabemos que o percentual de 4% não vai suprir a perda do poder de compra dos guardas municipais, porém o diálogo com a administração foi esgotado. Precisamos pensar que saímos de 0% e conseguimos chegar no percentual atual”.

Ele diz que a luta não para por aqui. “Vamos seguir buscando o pagamento das progressões, titulações, o reajuste do SIAV e a reforma da sede da Guarda Municipal, um prédio insalubre é que coloca a vida dos profissionais em risco todos os dias. Não queremos nada que não seja nosso por direito”.

Ressalte-se que o projeto do SIAV se encontra na Câmara de Vereadores, onde está proposto o novo valor, de R$ 200,00. O Sindguarda vai se engajar ainda mais na luta referente ao Plano de Cargos e Carreira, porque só ele pode organizar a Guarda Municipal na questão financeira. Esse será um dos pilares da entidade sindical no segundo semestre deste ano.

Limite do reajuste

O Movimento Sindical pediu 16% de reajuste, tendo em vista  acumulado da inflação – que em 2021 atingiu 10,6%. Porém, não houve avanço nas negociações com o município. Logo de início, a administração propôs 0% de reajuste, só depois que apresentou os 4%.

Os sindicatos se reuniram e contrataram um técnico contábil que realizou um levantamento de todos os gastos e receitas da prefeitura e chegou à conclusão que a administração só poderia comportar um reajuste de até 6%.