Guardas municipais ‘comemoram’ com bolo de protesto dificuldades após um ano de trabalho

dia hoje poderia ser de comemoração para os 110 guardas municipais de Teresina, que nesta terça-feira (1º) celebram um ano de trabalho, no entanto, os profissionais dizem que não há o que se comemorar já que, segundo eles, a Prefeitura de Teresina não está pagando as gratificações que eles têm direito. O G1 ainda não conseguiu contato com a secretaria responsável.

Segundo Marcela Melo, uma das profissionais, apenas no mês passado a prefeitura decidiu pagar adicional noturno que totalizou R$ 24 e não pagou os adicionais por risco de morte, periculosidade e nem protetor solar, de uso obrigartório. Eles denunciam ainda que a prefeitura transferiu os guardas municipais para praças o que, conforme a categoria, agora deixou outros locais sem guardas, como o Parque Lagoas do Norte e Parque da Cidadania.

“Nosso salário é de R$ 1.100, mas há profissionais que ganham menos de um salário mínimo, mas com as gratificações poderia chegar a até R$ 3 mil”, lamentou Marcela.

O guarda municipal de Teresina trabalha numa jornada de 30 horas semanais. A categoria denuncia que exercem as funções sem estrutura, já que trabalham sem rádio comunicador e utilizam o próprio celular para se comunicar. Segundo eles, outra irregularidade foi a convocação de novos guardas municipais que tomaram posse, no entanto, permanecem em suas residências devido a ausência de equipamentos e fardamento.