Em agenda no Sertão de Alagoas, o Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) fez reuniões com representantes das guardas municipais de Inhapi e Olivença, nessa quinta-feira (14).
Representando a entidade sindical, estavam os diretores Nilton Silva e Ricardo Silva e o consultor jurídico Charles Sanches. Eles foram ouvir as demandas das duas instituições.
Inhapi
Na cidade de Inhapi, o Sindguarda esteve reunido com o secretário municipal de Segurança, Melquíades, e com a comandante da Guarda Municipal, GM Adriana.
Eles trataram sobre a Lei Federal 13.022/2014, também falaram acerca do decreto do Habite Seguro (o programa habitacional do Governo Federal para profissionais da segurança pública) e, por último, sobre o Curso de Formação para Porte de Arma.
O Sindicato se comprometeu em auxiliar no curso de formação. Serão agendadas reuniões com a Guarda de Inhapi, junto com o responsável pela Semscs, Secretário Thiago Prado, e o superintendente da Polícia Federal, para analisar a viabilidade do Curso de Formação.
Olivença
No município de Olivença, a reunião foi realizada com o GM Silva, comandante da Guarda Municipal.
Lá, os guardas precisam de amparo jurídico. O Sindguarda vai fornecer os Projetos de Lei de
corregedoria, ouvidoria, código de conduta, estatuto e Plano de Cargos e Carreira.
O objetivo é que a GM de Olivença consiga avançar na Lei Federal 13.022/2014, assim como no decreto Habite Seguro e o Curso de Formação para Porte de Arma.