Sindguarda e presidente da Câmara Municipal de Maceió discutem pautas essenciais para a classe

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) se reuniu na tarde da última quinta feira (31) com o presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Novaes Netto, para discutir pautas importantes para as guardas municipais da capital alagoana.

O Sindguarda-AL tem trabalhado incansavelmente na busca da ampliação de benefícios em prol dos guardas municipais e buscou apoio do poder legislativo, na pessoa do presidente da câmara, Galba Netto. Temas relevantes foram discutidos na reunião. Entre as pautas abordadas estavam: risco de vida, aposentadoria policial, curso de formação, benefícios como vale refeição e o Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCs).

A aprovação da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), que reconhece os guardas municipais como parte integrante da segurança pública, assegura à categoria direitos equivalentes aos das forças policiais, incluindo a aposentadoria policial. Isso se deve ao fato de que, assim como a polícia, a guarda municipal desempenha um papel fundamental no combate à criminalidade.

Outra pauta discutida durante a reunião foi a implementação do curso de formação para os guardas municipais de Maceió, uma reivindicação antiga do Sindguarda, que tem trabalhado persistentemente junto à gestão e ao poder legislativo para garantir que todos os guardas da capital alagoana passem por essa formação, essencial para o exercício de suas funções.

O Sindicato também reivindica o custeio da alimentação por parte do município por meio do vale refeição, visto que há servidores que cumprem plantões de 24h, trabalhando em finais de semana, feriados e pontos facultativos. Essa medida seria uma valorização do trabalho dos guardas municipais e contribuiria para melhorar suas condições de trabalho.

A reunião com o presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Netto, foi produtiva. O presidente demonstrou apoio à categoria em relação ao Plano de Carreiras, Cargos e Salários. Além disso, o Sindicato foi instruído a protocolar um projeto de lei que trata da aposentadoria policial para os servidores. As pautas abordadas serão avaliadas com cuidado, levando em consideração o bem-estar dos guardas municipais.