Cães da GCM atuam no policiamento e em abordagem terapêutica

O plantel do Canil da GCM possui dezessete cães adultos e dois filhotes que estão sendo treinados para trabalho de cinoterapia (é uma terapia realizada com o auxílio de cães), apoio à Defesa Civil e no policiamento
O novo foco faz parte das mudanças que o inspetor Wagner de Lourenço, há 3 meses no cargo, está implantando na unidade, hoje subordinada à Inspetoria de Vila Maria- Vila Guilherme.

ITAPEVI

Os animais – Pastor Alemão, Golden Retriever e Pastor-belga Malinois – , atualmente só fazem apresentações em escolas, desfiles mostrando obediência e agilidade, ou seja percorrendo um circuito com obstáculos no menor tempo possível e sem cometer falta.

“Todos os cães estão sendo treinados para dupla função, seja para atividades mais social, como a cinoterapia, quanto para atuação policial. O Secretário Municipal de Segurança , Dr. Ítalo Miranda Junior e o Comandante – Geral, Gilson Pereira de Menezes já deram o aval para o trabalho em apoio à Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e anti-sequestro, da Polícia Civil, e as tratativas estão em andamento”, diz o Inspetor Lourenço.

Historicamente, a raça Pastor, também conhecida como Capa Preta, são dóceis e adoram o convívio com os seres humanos e atuam nos serviços humanitários, como em resgate de pessoas em grandes catástrofes, bem como em cinoterapia, mas são excelentes também no policiamento, detector de bombas e drogas por meio do seu faro.

Até bem pouco tempo, os cães chegavam por comodato, ou seja, os GCMs compram os cães e os emprestam ao Canil, a Prefeitura entrava com o suporte na alimentação e médicos veterinários. Agora os animais estão sendo doados, e quando o GCM se aposenta, não leva mais o animal embora.

Sob a supervisão do Inspetor Lourenço, o Canil conta com um efetivo de 27, sendo 01 inspetor, 03 classes distinta e 23 GCMs, apoio de um médico da zoonose, três viaturas adaptadas para o transporte de cães.

As informações sobre apresentações podem ser obtidas pelos telefones: 2221-0949 e 2221-0943.
Assessoria de Imprensa

Crédito da foto: Ulisses/SMSU

Compartilhar

Publicar comentário